Eventos

Eventos

 

Sensibilização ambiental - dar a palavra aos alunos

10.jul.2018

A fase final do projeto educativo do Projeto Peixes Nativos é executada pelos alunos das Escolas Aderentes, que têm como missão divulgar o que aprenderam sobre os peixes nativos e a preservação dos ecossistemas fluviais. Os alunos das escolas do Ramalhal e de Runa fizeram o tratamento matemático dos dados que recolheram nas saídas de campo, afixaram cartazes na escola, distribuíram panfletos no local onde residem e fizeram apresentações às restantes turmas da escola. Muitos parabéns a todos pelo empenho!

Primeiras sessões de divulgação científica e educação ambiental

22.mar.2018

A implementação do Projeto Peixes Nativos no terreno concretizou-se com a realização das primeiras sessões de divulgação científica e educação ambiental nas Escolas aderentes do concelho de Torres Vedras. Cerca de 40 alunos das Escolas EB1 de Runa e EB1 do Ramalhal ficaram a conhecer a ictiofauna nativa do seu concelho, as ameaças que enfrenta e o que pode ser feito para preservar os ecossistemas fluviais e minimizar o atual risco de extinção dos peixes de água doce. Os conceitos teóricos foram consolidados com a realização de atividades lúdicas e com a visita aos rios próximos das Escolas (rio Alcabrichel e rio Sizandro), onde os alunos puderam experienciar as várias fases do trabalho de um biólogo quando monitoriza o estado de populações de peixes ameaçados.

[Alunos da Escola EB1 do Ramalhal, Torres Vedras, no rio Alcabrichel]

[Alunos da Escola EB1 de Runa, Torres Vedras, no rio Sizandro]

Participação na Eco-Mostra - Mostra de Ambiente e Sustentabilidade

16.jan.2018

Apresentação do Projeto Peixes Nativos no Seminário Nacional de Eco-Escolas, realizado em Guimarães, de 26 a 28 de Janeiro de 2018.

Cerimónia de lançamento do Projeto Peixes Nativos

10.nov.2017

A cerimónia pública de lançamento do Projeto realizou-se na Sala de Atos do ISPA - Instituto Universitário e contou com a presença do Eng. Hugo Xambre Pereira (Águas do Tejo Atlântico), Doutor Carlos Bernardes (Câmara Municipal de Torres Vedras), Dra Maria de Jesus Fernandes (ICNF), Professor Doutor Manuel Eduardo dos Santos (ISPA), Professora Doutora Joana Robalo (ISPA) e Doutora Carla Sousa Santos (ISPA).

 

[ em atualização]

peixesnativos@gmail.com

 

 

Rua Jardim do Tabaco 34

1149-041 Lisboa

 

Tel: 21 88 11 700